segunda-feira, 31 de maio de 2010

Gestão de Pessoas: comportamento humano e motivação

O comportamento humano é causado por estímulos internos e externos.Existe uma causalidade do comportamento. Tanto a hereditariedade como o meio ambiente influenciam decisivamente no comportamento das pessoas. O comportamento é motivado. Há uma finalidade em todo o comportamento humano. O comportamento não é casual nem aleatório, mas sempre orientado e dirigido para algum objetivo. Em todo o comportamento existe sempre um impulso, desejo,necessidade, tendência, expressões que servem para designar os motivos do comportamento.

E a motivação?

Dentre os diversos conceitos de motivação, esse resume de forma simples e objetiva: “motivar significa mover para a ação.” Significa mobilizar energias e esforços na busca da realização de determinadas metas. Motivação é o que move uma pessoa para determinada direção. É o que nos impulsiona a agir de determinada maneira.

Teoria da motivação

Abraham Maslow propôs a teoria da hierarquia das necessidades humanas, que consiste no conceito de autorrealização. Utilizando uma pirâmide de necessidades na qual cada pessoa atinge a sua autorrealização na medida em que procura desenvolver e atualizar seus potenciais.

E como se motiva as pessoas?

Não podemos esquecer que motivar não é um ato isolado, é um processo que envolve diversas variáveis:

- Programas para desenvolver Habilidades;

- Programas de desenvolvimento de aspectos comportamentais, como:

- relacionamento interpessoal

- troca de feedback

- trabalho em equipe.

Estímulo à inventividade e à criatividade no trabalho; programa de desenvolvimento de líderes; criação da cultura de reconhecimento e valorização de cada colaborador; uma estrutura bem desenhada, mas flexível; desenvolvimento de um plano de carreiras que propicie uma perspectiva de futuro.
A área de Gestão de Pessoas deve estar atenta ao que motiva, ou não, seus colaboradores, buscando orquestrar esse dinâmico e complexo processo para o bem de todos os envolvidos.
**********
As pessoas motivadas são aquelas que atuam dentro de suas áreas de conhecimento, tem suas idéias valorizadas, conseguem almejar dentro do contexto ao qual pertecem  crescimento e o atingimento de seus desejos. Serão também as  que melhor atingirão os objetivos da organização.

Nenhum comentário:

A QUINTA VIDA DE ELIS

Num primeiro momento, pensei em excluir o blog, já que tanto tempo se passou, sem que eu escrevesse. E como tenho mudado tanto, o que é per...